segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Astrologia é ciência ou adivinhação?

Alguns astrólogos afirmam que praticam uma verdadeira ciência com resultados verificáveis. Se as forças que são medidas e estudadas pelos astrólogos existem de fato, então experimentos repetidos deveriam mostrar que os padrões das estrelas e planetas realmente afetam o curso da vida das pessoas.




Outra escola de pensamento sobre a astrologia sugere que as forças envolvidas na astrologia existem além da ciência, em um domínio quase religioso que envolve a alma de uma pessoa. Ou talvez as influências se estendam a uma outra dimensão etérea onde as leis da ciência não têm validade. Nesse caso, a crença no poder da astrologia é apenas isso: uma crença. Assim como a crença em um deus ou deuses, ela não pode ser provada nem refutada.


Talvez a crítica mais importante da viabilidade científica da astrologia seja o estudo empírico que descobriu que as predições astrológicas não são melhores do que as chances do acaso. As taxas de divórcio não se correlacionam com a compatibilidade astrológica. Os signos solares não mostram uma probabilidade maior de seguir uma carreira do que outra. Pessoas que lêem horóscopos tendem a achar que o horóscopo se aplica a elas quando os termos da leitura são invertidos (ou seja, ao invés de dizer "você é uma pessoa que sai muito, ativa", ele poderia dizer "você tende a ser calado e zeloso de sua privacidade").

Nenhum comentário:

Conheça o curso24h. Cursos online a partir de R$ 20,00 e com certificado da ABED